Dos e DDos: o que é e como se prevenir deste ataque online – Mottanet Telecomunicações

Você já ouviu falar de Dos e DDos? Hoje você vai aprender tudo sobre os um dos crimes virtuais mais temidos e como se prevenir dos ataques desses hackers.

Vale lembrar que nem todos os ataques estão diretamente ligados a uma invasão ou vazamento de dados, por exemplo. Alguns desses ataques, como os de DoS ou de DDoS, tem como objetivo sobrecarregar ou derrubar os servidores, deixando-os inativos temporariamente.

Continue lendo para entender melhor.

Sumário:

  1. O que são ataque Dos:
  2. O que são ataques DDos:
  3. Porque esses ataques acontecem?
  4. Como se prevenir desses ataques?

O que são ataque Dos:

Saiba tudo sobre o ataque Dos

Ataques do tipo Dos (Denial Of Service), são também conhecidos como ataque de negação de serviço. Ele age com o propósito de tornar um servidor indisponível, bloqueando a realização de tarefas. São ataques mais comuns a servidores WEB, mas sem o envio de cargas maliciosas.

Para isso, um único invasor envia vários pedidos de pacotes para seu alvo, com o propósito de que este fique tão sobrecarregado que não consiga mais responder a nenhum recurso do site.

Logo, o indivíduo não consegue mais realizar nenhuma ação no computador, pois ele estará indisponível e não conseguirá responder a novas demandas de ações.

 Nesse tipo de ataque, o hacker pode apenas derrubar servidores fracos e computadores comuns com pouca banda e com baixas especificações técnicas.

Outra maneira de realizar o ataque é forçar o usuário a reinicializar ou consumir todos os recursos de memória, processamento ou de outro hardware, o que acaba o impossibilitando de fornecer o serviço.

O que são ataques DDos:

Os ataques DDos (Distributed Denial Of Service), são também chamados de ataque de negação de serviço distribuído.

Ele se aproveita da limitação de um servidor e o bombardeia com solicitações simultâneas de diversas origens para sobrecarregá-lo e deixá-lo fora do ar.

É um tipo específico do ataque Dos, porém ele ganha algumas camadas extras.

O hacker invade um computador e envia tráfego de diversas fontes para sobrecarregar o servidor, deixando-o fora do ar. Com isso, nenhum usuário consegue mais acessar o serviço.

Pelo fato da maioria dos servidores WEB conter um número limitado de usuários que podem atender ao mesmo tempo, essa enorme quantidade de tráfego impede o servidor de atender novos pedidos, dependendo do recurso usado pelo hacker o usuário fica travado e tem que reiniciar a página.

Entenda como funciona o ataque DDos:

Entenda melhor como acontece os ataques DDos

Porque esses ataques acontecem?

Você deve estar se perguntando os motivos que levaria alguém mal intencionado a derrubar um site ou servidor de uma empresa.

Vamos apresentar alguns desses motivos a seguir:

Alguns hackers fazem esses ataques com a finalidade de extorquir o dinheiro da vítima. Fazem a promessa de que só colocam o site ao ar novamente se lhe derem uma quantia em dinheiro. Porém, não há garantias que eles irão cumprir com a sua palavra.

Vale lembrar que extorsão de dinheiro é crime!

Artigo 158 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de dezembro de 1940

Art. 158 – Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa:

Pena – reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Uma das coisas comuns que também acontece, é de concorrentes desonestos contratarem serviços para impossibilitar o funcionamento do site de empresas concorrentes.

Eles agem na intenção de se apropriar dos clientes que acabam não tendo outra escolha, se não acessar outros sites concorrentes.

Hacktivismo nada mais é que a junção das palavras hacker + ativismo. Nele os invasores causam os ataques baseados em motivações políticas, e não com a intenção de extorquir ou obter ganhos pessoais

Como se prevenir desses ataques?

Há diversos tipo de servidores para prevenir um ataque Dos ou ataque DDos. O que você pode fazer é tomar medidas preventivas. Um exemplo é estar sempre de olho nas suas redes e acesso, para que possa identificar possíveis ataques.

Fazer testes de execução para testar a defesa de seu sistema também é uma opção. Assim, você irá saber o quanto seu sistema está preparado para um ataque.

Se ainda assim você venha sofrer um ataque, é bom já ter uma estratégia preparada para conseguir colocar novamente tudo nos eixos.

Caso você suspeita que há possibilidade de seu computador esteja sofrendo um ataque DDos, fique atento ao tráfego na rede em que seu computador está conectado. O ideal é sempre ter instalado um bom firewall ou antivírus para evitar de cair nesses tipos de golpes.  

Mottanet uma conexão de fibra

Internet para a casa

... Internet e muito mais

Clube de Vantagens, Watch Tv, MAX, PARAMOUNT +, MUMO e muito mais.