A melhor conexão de internet fibra óptica para sua casa e empresa é aqui na Mottanet. Conheça nossos planos e venha fazer parte do Provedor de Internet que mais cresce no estado do Paraná e no sul de São Paulo.
Muitas pessoas de má fé usam da boa índole de outras pessoas para aplicarem golpes na internet.
O número de golpistas só vem crescendo, por isso nós elencamos os 5 golpes mais comuns aplicados por golpistas na internet para você ficar por dentro e se proteger desses mal feitores.
Veja também: Motta Kids 2022: Mottanet inicia campanha de arrecadação de brinquedos
Os golpistas acompanham a evolução da tecnologia, buscando novas estratégias para enganar seus alvos. Principalmente por ser uma tecnologia nova, o Pix requer cuidado redobrado para não perder dinheiro.
O golpe vem com uma promessa de recompensa para o usuário. Por meio de mensagens, a vítima é informada que existe uma falha no Pix que pode lhe beneficiar. Mas, para aproveitar essa oportunidade, o usuário deve fazer uma transferência via Pix para uma chave específica.
Normalmente, a promessa é que o valor transferido será devolvido em dobro (mas podem ser aplicados outros golpes semelhantes). Seja qual for a situação, esse é apenas um método usado para levar as vítimas a realizarem transferência do seu dinheiro.
Algumas pessoas acabam caindo no conto da carochinha e só se dão conta que caíram em um golpe depois de não ver seu valor retornado.
Desconfie ao receber links suspeitos em seu WhatsApp, pois essa é uma maneira que os golpistas utilizam para clonar o número de usuários.
Ao clicar nesse link você acaba disponibilizando todos os seus dados e o golpista tem acesso a todos os seus contatos.
Em seguida começa a pedir dinheiro aos seus amigos e familiares que, ao acharem ser você, acabam caindo no golpe.
Portanto não informe códigos ou outras informações sobre seu WhatsApp para desconhecidos e não transferira dinheiro para amigos ou conhecidos que surjam pedindo dinheiro para você sem confirmar que realmente se trata daquela pessoa.
Você também pode gostar: Dos e DDos: o que é e como se prevenir deste ataque online
Você também pode gostar: Você sabe a diferença das redes WAN e LAN do seu roteador?
O criminoso cria um perfil de loja falso de uma loja muito conhecida, com todas os jeitos e cores quase iguais.
A vítima na intenção de fazer uma compra na loja, dispõe dos seus dados, não recebe a mercadoria e acaba com seus dados pessoais clonados.
Preste atenção e desconfie de perfis que oferecem um valor absurdamente baixo, eles podem estar prestes a aplicar um golpe em você.
O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco.
Alega que a sua conta bancária foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, entre outras mentiras. E diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema.
Se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular.
Por ser popular e fácil de utilizar, o boleto pode ser usado por golpistas que tentam obter dinheiro de vítimas de maneira enganosa, criando documentos falsos para que sejam pagos como se fossem verdadeiros.
Os criminosos enviam e-mails falsos tentando enganar as pessoas ao se passarem por empresas reais.
O crime acontece a partir do envio de um boleto anexo para pagamento da quitação de uma dívida que surgiu, mas, na verdade é falso.
Isso também pode acontecer pelo WhatsApp, caso o usuário tenha o perfil roubado, ou mesmo copiado, e algum fraudador tente obter vantagens com isso.
É muito comum caírem nestes golpes mesmo pessoas experientes com o uso da internet.
Por isto fique atente-se:
Clube de Vantagens, Watch Tv, MAX, PARAMOUNT +, MUMO e muito mais.