É provável que você já tenha se perguntado sobre a diferença entre LAN E WAN no roteador de internet da sua casa.

Muitas pessoas possuem dificuldade de compreender a sigla ou a função de uma LAN e WAN. Apesar de a tecnologia ter avançado e simplificado o seu sistema de instalação em roteadores, modens e access points.

Portanto, preparamos este artigo para sanar suas dúvidas sobre estas siglas e a função de cada uma.

Veja também: Motta Kids 2022: Mottanet inicia campanha de arrecadação de brinquedos

Saber o que significa estas siglas pode te ajudar no dia a dia, uma vez que possuindo tal conhecimento sobre elas facilitará quando você se deparar com sua internet instável.

Algumas pessoas acham que somente os técnicos do ramo de conexão de internet são os únicos capazes e habilitados para compreender uma LAN e WAN.

Mas na verdade qualquer pessoa é capaz e habilitada para compreender o significado destas siglas, suas funcionalidades e suas diferenças.

O que é LAN?

LAN é uma sigla em inglês, uma abreviação de “Local Area Network”. No Brasil é comumente conhecida como rede local.

LAN é uma sigla em inglês, uma abreviação de “Local Area Network”. No Brasil é conhecida como rede local.

A sua configuração é para redes instaladas em áreas menores, como casas e escritórios pequenos. Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet.

Você pode gostar: Qual a distancia ideal para o uso do seu roteador

Você pode gostar: 6 melhores sites com cursos online e gratuito

O que é WAN?

WAN

A sigla é a abreviação em português “Área Longa de Contato”. Logo, pode se dizer que a rede WAN é responsável por possuir uma configuração com capacidade de cobrir uma área maior com a conexão da rede e compartilhamento de dados e informações.

Ou seja, a configuração WAN conecta diversos dispositivos e equipamentos eletrônicos como: Computador, Smartphones, Smart TV e Notebook. Então é essencial no seu cotidiano.

Por isso grandes empresas, organizações e universidades dão preferencia para a por WAN, pois precisam alcançar uma área maior de conexão de internet com qualidade e eficácia.

Existe no mercado até empresas especializadas na rede WAN. Hoje possui empresas e organizações que são provedoras de serviço WAN para grandes empresas, organizações e universidades.

Já na sua casa, especialmente no seu roteador, você não vai conseguir se conectar a internet, caso o cabo do modem não esteja interligado na porta WAN.

Então você pode olhar o seu roteador e perceber que a porta WAN possui um cabo de um modem. Pode ter certeza que ele é um dos responsáveis de você conseguir navegar tranquilamente na internet.

WLAN

A sigla WLAN indica o termo “wireless” (sem fio) e funciona de forma parecida com a LAN, porém não precisa de cabos conectados.

No lugar dos fios a configuração usa ondas de rádio para se conectar à Internet e transmitir dados para cada dispositivo habilitado. É onde se encontra o famoso padrão Wi-Fi e pode ser instalada em casas e escritórios ou em grandes empresas e locais públicos.

Você não pode perder: Dos e DDos: o que é e como se prevenir deste ataque online

Receba hoje mesmo uma oferta especial clicando no botão abaixo e tenha acesso a melhor internet de fibra optica da região.

Mottanet uma conexão de fibra