A melhor conexão de internet fibra óptica para sua casa e empresa é aqui na Mottanet. Conheça nossos planos e venha fazer parte do Provedor de Internet que mais cresce no estado do Paraná e no sul de São Paulo.
A velocidade de 2.4 GHz e 5.8 GHz do wifi são frequências de ondas de rádio invisíveis (rede sem fio) e são usadas para definir a velocidade dos dispositivos e roteadores.
Neste artigo você vai entender tudo sobre esta frequência, sobre os GHz (gigahertz) e suas vantagens e desvantagens.
Veja também: Fibra Óptica: conheça a melhor conexão da Mottanet
Antes de falarmos sobre gigahertz, vamos entender o que é o hertz.
O hertz é uma unidade derivada do Sistema Internacional de Medidas e foi nomeado a partir do físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, que fez grandes contribuições científicas na área do eletromagnetismo. Essa medida está diretamente relacionada à frequência.
Falando de uma forma simplificada, o hertz equivale a ciclos por segundos. Ele pode ser usado para medir qualquer tipo de evento periódico.
Além de usarmos para medir a frequência de roteadores, também pode ser usada para medir batidas do coração, ondas sonoras, frequências de processadores etc.
Agora, falando de forma bruta, o gigahertz nada mais é que uma unidade equivalente a um bilhão de Hertz. Na área matemática e física, o GHz é utilizado para facilitar notações e expressões quando os valores de hertz são altos demais.
Não se pode dizer que existe um formato melhor que o outro, cada frequência se adapta conforme a sua necessidade. Veja abaixo como cada uma atua.
Conhecida como uma rede padrão, a banda 2,4 GHz é a mais utilizada. Seu alcance é muito maior, porém esta frequência transmite menos dados.
A rede 2.4 GHz tem possibilidade de sofrer maiores interferências, isso porque a maioria dos aparelhos de rede sem fio usa a mesma frequência para se comunicar.
No entanto, sua maior vantagem é o seu alcance, que possibilita usuários conectarem seus dispositivos a internet mesmo estando longe do roteador, além de ser mais eficiente quando se trata de atravessar barreiras, como paredes, por exemplo.
Dicas de uso:
Para dispositivos portáteis como celulares e tablets, é recomendado se conectar à rede Wifi 2.4 GHz para garantir uma conexão normal em qualquer cômodo que você estiver, uma vez que essa rede possui um maior alcance.
A força do sinal é a principal vantagem de trabalhar com a frequência de 5.8 GHz.
Com mais capacidade de transmissão de dados, essa frequência possui um desempenho melhor e, por isso, é utilizada em situações que necessitam de transferência contínua.
No entanto, a rede de 5.8 GHz conta com um alcance mais curto, sofre menos interferência de dispositivos, porém tem dificuldade para atravessar paredes, tornando o sinal mais fraco.
Por isso, quanto mais próximo você estiver do roteador com a rede 5.8 GHz, melhor será a qualidade da sua conexão.
Dicas de uso:
Para dispositivos colocados no mesmo cômodo que o roteador e que não precisam ser movidos com frequência, é recomendável que você se conecte preferencialmente à rede wifi de 5.8 GHz para garantir uma conexão mais rápida e estável.
Veja também: 5G : será que seu celular é compatível com a rede?
A resposta é simples. O padrão ideal de rede wifi é o que melhor atenderá suas necessidades.
Lembre-se: a rede 5.8 GHz proporciona uma maior transmissão de dados em um alcance menor e a rede 2.4 GHz oferece menor transmissão de dados, porém, com um alcance muito maior.
A solução é optar por um roteador que trabalhe com as duas frequências simultaneamente.
Assim você garante um sinal livre de interferências e não perde o sinal quando precisar estar longe do seu roteador.
Clube de Vantagens, Watch Tv, MAX, PARAMOUNT +, MUMO e muito mais.