Qual a distancia ideal para o uso do seu roteador - Mottanet Telecomunicações

O roteador é um dispositivo capaz de criar um ambiente de transmissão de dados, a partir da utilização de ondas de rádio.

A posição do aparelho interfere na propagação das ondas, por isso preparamos algumas dicas que irão te ajudar na hora de posicionar o seu roteador e garantir uma melhor conexão.

Os roteadores emitem ondas de rádio transmitindo a internet

Veja também: Motta Kids 2022: Mottanet inicia campanha de arrecadação de brinquedos

Há muitas maneiras de melhorar o sinal de Wifi, mas, sem dúvida, posicionar o roteador corretamente é uma das mais eficientes de otimizar conexão.

O local do aparelho é que determina a distância e força alcançada pela onda de rádio em vários ambientes da casa ou escritório.

Redes Wifi de um roteador

O roteador possui duas frequências de transmissão: 2.4 GHz e 5GHz.

 A diferença entre elas são o alcance e a velocidade.

A frequência de 2.4 GHz fornece um alcance de internet maior, porém com uma velocidade menor de transmissão de dados, sofrendo algumas interferências. Enquanto a frequência de 5GHz entrega uma velocidade muito maior em uma distancia bem menor, sendo um pouco mais sensível a barreiras.

Entenda melhor: 2.4 GHz e 5 GHz entenda a diferença

Depois de entender um pouco sobre as frequências de banda de internet, confira as dicas de posicionamento do seu modem para garantir uma boa conexão.

Prefira uma área central

Os roteadores são dotados de antenas omnidirecionais, que distribuem o sinal em todas as direções.

Isso significa que, quanto mais ao centro da casa o aparelho estiver, melhor o Wifi se alcançara o ambiente. Se o seu modem fica distante dessa região, use um cabo Ethernet para conseguir deixar o roteador na área central.

Evite obstáculos

Na hora de posicionar o seu modem é importante considerar lugares livres de paredes e obstáculos. Você pode dar preferencia aos cantos da casa próximos aos corredores, onde terá menos paredes a serem ultrapassadas.

A água também absorve o sinal de internet, você sabia? Por isso é melhor evitar o posicionamento do seu dispositivo próximo de aquários.

Espelhos, metais e outras superfícies refletoras farão com que a onda bata e volte, então o ideal é mantê-los longe do seu dispositivo.

Coloque o modem no alto

Como os roteadores sofrem algumas interferências, o ideal é manter o seu roteador sempre no alto para que nenhuma barreira atrapalhe seu sinal.

Uma dica é posicionar o seu dispositivo em estantes ou similares para desviar dessas barreiras.

Além do mais, a maneira como o sinal se propaga interfere sobretudo em casas com dois andares.

Nestes casos, posicione o dispositivo colado ao teto ou no segundo andar, caso não seja possível comprar um repetidor.

Leia agora: 5G: será que seu celular é compatível com a rede?

Posicione a antena corretamente

A melhor maneira de posicionar a antena externa é deixando-a reta para cima, fazendo com que o sinal se espalhe de forma horizontal.

Mas se o objetivo é fazer com que o Wifi chegue em diferentes andares, o ideal é deixar a antena deitada. Deste modo, as ondas serão veiculadas verticalmente.

Use uma lata de alumínio

Você sabia que o alumínio reflete a onda de rádio emitida pelo roteador?

Se não houver meios em que o modem seja posicionado em uma área central da sua casa ou escritório, você pode usa-la a seu favor e direcionar o sinal de Wifi e, consequentemente melhorar bastante a sua conexão.

Como o objetivo é emitir o Wifi em apenas um sentido, a lata pode ser colocada na direção oposta.

Deixe longe de janelas

Não coloque o roteador na beirada ou próximo a janelas ou porta de varandas.

A exposição ao sol pode superaquecer o seu aparelho, lembrando que temperaturas muito baixas também podem ser prejudiciais.

Veja também: Aprenda a medir a velocidade da sua internet

Internet para a casa

... Internet e muito mais

Clube de Vantagens, Watch Tv, MAX, PARAMOUNT +, MUMO e muito mais.