Você mede a velocidade da sua internet pelo cabo de conexão ou pelo WiFi ? Entenda a diferença 

Você sabe medir a velocidade da sua internet? Pensando nisso preparamos um artigo para você verificar se a sua internet entrega realmente o pacote que você contratou de duas maneiras. 

Antes disso, vamos entender algumas coisas sobre a conexão via cabo e via WiFi. 

Internet via cabo 

A internet a cabo é o tipo de tecnologia utilizada para que a banda larga chegue até sua casa pelo cabo coaxial (ou cabo trançado), em todos os aparelhos conectados. Por isso, ela também pode oferecer conexão via WiFi, basta ter um modem que transmita o sinal. 

Para deixar mais claro, esse cabo coaxial é o mesmo que serve para fornecer os canais da TV por assinatura. Logo, algumas operadoras podem oferecer serviços de internet e de TV a cabo, gerando um custo menor ao cliente. 

Vale lembrar que este não é o cabo que você conecta no seu computador. Quando falamos internet a cabo, é justamente por causa do cabo coaxial. 

Internet via WiFi

A conexão via WiFi é usada apenas para a transmissão de internet para os aparelhos da sua casa, depois de já ter o sinal em sua casa, seja via cabo ou através de outras tecnologias. Além de que pode sofrer algumas interferências de sinal e problemas em relação a rapidez da sua internet.

Um dos motivos que também podem afetar a velocidade de internet são outros dispositivos, paredes e andares de casa. Dessa forma, a velocidade contratada pode não ser totalmente atingida.  

Um dos motivos que também podem afetar a velocidade de internet são outros dispositivos, paredes e andares de casa. Dessa forma, a velocidade contratada pode não ser totalmente atingida.  

Na rede de WiFi temos as velocidades de 2.4 GHz e 5.8 GHz . A diferença entre eles é que a velocidade de 2.4 Ghz é menor, porém tem um alcance muito maior. Consequentemente, a rapidez de 5.8 Ghz é muito maior, mas com um alcance menor.  

Por fim, qual é a melhor forma de medir sua velocidade de internet? 

Aprenda a medir sua velocidade de internet

Depois de aprender e entender um pouco mais sobre o que é internet via cabo e internet via WiFi, suas funcionalidades, finalmente você irá descobrir qual a melhor forma de medir a velocidade da sua internet.

Para testar a velocidade da sua internet é muito simples. Basta você acessar o site speed test pelo seu celular ou computador e testar sua conexão de rede pelo seu WiFi. 

Para testar via cabo, basta abrir em seu computador ir em todos os itens do painel de controle > depois vá até conexões de rede > e então conexão local. Atualize a página e faça novamente o teste, agora que seu computador já está conectado com a internet via cabo. 

Você notará que fazendo o teste pelo cabo você terá uma entrega de velocidade muito maior do que pelo WiFi. Isso se dá devido as interferências que o WiFi sofre na hora de entregar a velocidade, com já explicamos acima. 

Então o correto na hora de medir sua velocidade de internet é sempre via cabo  pois ele te dará uma resposta com mais certeza dos resultados da sua velocidade de internet. 

Se ainda assim você notar que os resultados do teste estão bem abaixo do seu plano contratado, entre em contato com a empresa que te fornece internet para que os técnicos possam resolver esse problema para você o mais rápido possível. 

Conheça nossos planos de internet

A Mottanet Telecomunicações atua há mais de 15 anos no mercado tecnológico e possui os melhores planos de internet residencial, empresarial e rede de telefonia móvel que você precisa.

Com o Mottasim, nossa rede de telefonia móvel, você tem até 20 gigas de dado de internet e ligações ilimitadas para todo Brasil.

Mottanet uma conexão de fibra