Muitas pessoas de má fé usam da boa índole de outras pessoas para aplicarem golpes na internet.

O número de golpistas só vem crescendo, por isso nós elencamos os 5 golpes mais comuns aplicados por golpistas na internet para você ficar por dentro e se proteger desses mal feitores.

Veja também: Motta Kids 2022: Mottanet inicia campanha de arrecadação de brinquedos

Golpe do Pix

golpe do pix

Os golpistas acompanham a evolução da tecnologia, buscando novas estratégias para enganar seus alvos. Principalmente por ser uma tecnologia nova, o Pix requer cuidado redobrado para não perder dinheiro.

O golpe vem com uma promessa de recompensa para o usuário. Por meio de mensagens, a vítima é informada que existe uma falha no Pix que pode lhe beneficiar. Mas, para aproveitar essa oportunidade, o usuário deve fazer uma transferência via Pix para uma chave específica.

Normalmente, a promessa é que o valor transferido será devolvido em dobro (mas podem ser aplicados outros golpes semelhantes). Seja qual for a situação, esse é apenas um método usado para levar as vítimas a realizarem transferência do seu dinheiro.

Algumas pessoas acabam caindo no conto da carochinha e só se dão conta que caíram em um golpe depois de não ver seu valor retornado.

WhatsApp clonado

Desconfie ao receber links suspeitos em seu WhatsApp, pois essa é uma maneira que os golpistas utilizam para clonar o número de usuários.

Ao clicar nesse link você acaba disponibilizando todos os seus dados e o golpista tem acesso a todos os seus contatos.

Em seguida começa a pedir dinheiro aos seus amigos e familiares que, ao acharem ser você, acabam caindo no golpe.

Portanto não informe códigos ou outras informações sobre seu WhatsApp para desconhecidos e não transferira dinheiro para amigos ou conhecidos que surjam pedindo dinheiro para você sem confirmar que realmente se trata daquela pessoa.

Você também pode gostar: Dos e DDos: o que é e como se prevenir deste ataque online

Você também pode gostar: Você sabe a diferença das redes WAN e LAN do seu roteador?

Golpe da loja falsa

O criminoso cria um perfil de loja falso de uma loja muito conhecida, com todas os jeitos e cores quase iguais.

A vítima na intenção de fazer uma compra na loja, dispõe dos seus dados, não recebe a mercadoria e acaba com seus dados pessoais clonados.

Preste atenção e desconfie de perfis que oferecem um valor absurdamente baixo, eles podem estar prestes a aplicar um golpe em você.

Golpe do banco ou órgão público

O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco.

Alega que a sua conta bancária foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, entre outras mentiras. E diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema.

 Se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular.

Golpe do boleto falso e quitação de dividas

Por ser popular e fácil de utilizar, o boleto pode ser usado por golpistas que tentam obter dinheiro de vítimas de maneira enganosa, criando documentos falsos para que sejam pagos como se fossem verdadeiros.

Os criminosos enviam e-mails falsos tentando enganar as pessoas ao se passarem por empresas reais.

O crime acontece a partir do envio de um boleto anexo para pagamento da quitação de uma dívida que surgiu, mas, na verdade é falso.

 Isso também pode acontecer pelo WhatsApp, caso o usuário tenha o perfil roubado, ou mesmo copiado, e algum fraudador tente obter vantagens com isso.

É muito comum caírem nestes golpes mesmo pessoas experientes com o uso da internet.

Por isto fique atente-se:

Mottanet uma conexão de fibra